Bundas, Peitos, Photoshop e o Feminismo
Fevereiro 17, 2008 de K. - incompletudes.wordpress.com
A Escandalosa. Foi com este título que a revista francesa “Le Nouvel Observateur” publicou em sua capa uma das mais famosas fotos de Simone de Beauvoir, a eterna companheira de Jean-Paul Sartre, e causou grande polêmica também. A imagem mostra Simone, em 1952, aos 44 anos, nua. O alvoroço durante toda a semana, especialmente em Paris, pouco tem a ver com a nudez da escritora (já que a foto é bastante conhecida) ou pela ousadia da revista em publicá-la na primeira página. Vai além.
A imagem foi tirada por Art Shay, um fotógrafo norte-americano amigo de Nelson Algren, escritor com que Simone teve um romance por praticamente duas décadas. Na época, ela visitava Algren em Chicago. Ele, boêmio, tinha alugado um apartamento que não possuia sequer chuveiro, e Art Shay ficou com a missão de arrumar um lugar para que ela pudesse se banhar.
“Ela havia tomado seu banho. Depois, enquanto se arrumava na pia, tive um súbito impulso. Ela sabia que eu a havia fotografado, porque ouviu o clique de minha confiável Leica Model F. ‘Homem Travesso’, disse ela. (Depoimento de Art Shay, na biografia Tête-à-Tête, escrita por Hazel Rowley. No livro diz que a foto foi feita em 1950. O autor diz que foi em 52).
.
.
O primeiro grande foco de discussão e “mal-estar” é a questão de estampar a bunda de Simone, como parte das comemorações dos 100 anos do seu nascimento. Ela, ícone do feminismo e direito das mulheres, que ficou bem registrado em seu livro “O segundo sexo”, já desfilou nas páginas da “Observateur” inúmeras vezes, com idéias, artigos, entrevistas, defesas - todas, devidamente vestida. O fato da revista comemorar seu nascimento justamente com sua “bunda” traz à tona a discussão novamente da “mulher sempre em primeiro plano como objeto sexual”. Discussão ultrapassada? Não sei não. Ultimamente, qualquer mulher que se destaca em qualquer área tem como “auge” de sua carreira posar nua na Playboy ou em alguma outra revista. Óbvio, que tem aquelas que não aceitam. Mas, voltando a bunda da Simone de Beauvoir, será que a revista publicaria Sartre, Camus - ou qualquer outro filósofo, pensador - de cuecas ou nus?
Mas, a polêmica maior foi causada por um motivo bem mais contemporâneo. O Photoshop. A revista retocou digitalmente a foto da escritora para que ficasse mais “publicável”. Corrigiram a forma das pernas, suavizaram contornos, clarearam os tons da pele, eliminaram rugas e sardas. Ou seja, adaptaram o corpo de Simone aos padrões de beleza atuais. Tudo isso muito natural para nossa mídia que vive do tal bisturi digital.
.

.
Toda essa polêmica durante a semana me fez pensar muito sobre a atual relação da mulher com a nudez, seu corpo e os tais padrões. Não ia escrever aqui porque o tema é bem extenso e merece mais do que um post, mas a querida Lys, do Universo Desconexo, pediu - e, quando ela pede eu obedeço! Para quem quiser ler mais, tem um ótimo artigo de duas páginas da Paula Sibilia, professora de Estudos Culturais e Mídia, na revista Trópico.
O que teria pensado Simone de Beauvoir com a exibição da própria bunda? Minha opinião, é que ela teria se importado pouco ou nada em relação à nudez, assim como na época do clique da foto, no qual em nenhum momento teria se queixado ou pedido à Art Shay que parasse de fotografá-la. Ela lutou a vida toda pela liberação da mulher, em todos os sentidos (sexuais, intelectuais, sociais, etc).
Mas, acho que ela teria ficado profundamente irritada com os retoques na foto e essa realidade inventada com o apoio da tecnologia. Ainda que todas nós sejamos vaidosas (e somos mesmo), a questão é vale se “apresentar” de uma forma plastificada, artificial e irreal só para se adequar aos padrões atuais de beleza?
Ainda que muitos avanços tenham acontecido desde a década de 40, quando Simone de Beauvoir, trouxe a discussão da liberdade feminina à tona, ainda hoje grande parte das mulheres não lida bem com o seu próprio corpo e com a nudez. Estamos submissas aos padrões pré-formatados. Reféns. E, nesse caso somos as sequestradas e as sequestradoras.
Não há outro culpado. A sociedade? ok, ok… mas, nós acatamos! os homens? claro que adoram mulheres lindas, mas o que vejo é que cada vez menos gostam e respeitam as “barbies”. No fundo, somos nós que estamos impondo e acatando esse padrão de beleza. No mínimo estamos sendo seduzidas por ele.
Penso que o primeiro passo é começar a cuidar mais das idéias e, lidar melhor com a ”cabeça” e o próprio corpo. Ainda que algumas partes dele não nos agrade. E, depois enxergâ-lo como algo naturalmente bonito. Nem toda nudez é vulgar. Temos que aprender a olhar como algo natural. Ainda somos muito preconceituosas em relação à nudez. A mulher não deixará de ser inteligente se mostrar-se feminina, bonita, sensual. Mas, não pode ser apenas isso. Somos mais que peitos e bundas. Há o meio termo, não podemos é cair no famoso “oito ou oitenta” (ou barbie total ou tão rústica quanto um homem - até por que nem os homens estão assim mais…rs..).
.
No fundo, a nudez e sua exposição devem ser uma grande brincadeira. Não apenas para quem olha, mas para quem se aventura também. Eu, que queria ter peitos maiores, menos celulite e barriga lisinha, não deixo que isso me torne escrava de um padrão que não cabe à mim. Aprendi (a duras penas) a gostar do meu próprio corpo, com todas as suas imperfeições, e sei que ele dificilmente mudará (já que não tenho nenhuma vocação para fazer maluquices para virar barbie e, como sempre brinco, tenho um Alien no estômago).
Mas, uma coisa é certa. Com celulite e peito pequeno me divirto horrores!
O blog que o diga, não é mesmo! rs…
.

.
Nudez é diversão, não prisão!
Tomará que apareçam outras “Simones de Beauvoir” logo!!!
.
TRILHA SONORA DO DOMINGO
(por que sei que “nunca fui perfeita, mas com você eu posso ser até eu mesma, que você vai entender!”)
.
.
Jota Quest - O que eu também não entendo
.
Bom domingo a todos! ![]()
































K… estou aqui passada ! Muito muito muito legal seu post menina. Estou aqui passada com o fato de eles terem editado a foto da Simone. Voce tocou em um ponto importante e que tambem ja toquei em meu blog e que sera um dos focos da coletiva dia 8 de marco.
Temos um problema serio de valores, no Brasil principalmente, e eh dificil se livrar dessa ditadura imposta pelo mundo. Essa imposicao de que temos que ser perfeitas segundo um padrao completamente fora da realidade feminina.
Brilhante. Voce devia participar da coletiva conosco. Esse seu post esta lindo. Pense com carinho e depois me responda.
bjs
Lys
…
Lys!
Quando fui escrever o post pensei justamente nisso. Como é díficil nos livrar dessa “ditatura”. Pensei também em duas coisas: (1) se não estava idealizando muito a questão e (2) se não estava sendo hipócrita - por que no fundo todo mundo gosta de ser “aceito” socialmente. E, geralmente, para ser aceito é necessário ser “parecido” ou “igual” e “adequado”.
Se antes a luta era para nos “livrar” dos outros e suas imposições, hoje temos que nos soltar de nossos próprios nós.
Sobre a “coletiva” estou dentro. Depois converso contigo direitinho…
beijo, beijo, beijo!!!!
Adorei o post.
Engraçado é ver mulheres nas capas de revistas retocadas pelo maldito Photoshop e as pobres mortais “bobinhas” correrem para a academia para ter um corpo igual, como se o programa pudesse ser utilizado fora das páginas das revistas.
E, por não alcançarem a perfeição que tanto desejam, apelam para outro tipo de valorização: a do objeto (mesmo praticada antes).
Uma coisa é saúde, outra coisa é vaidade ao extremo.
E viva a nudez sem retoques.
Beijos e bom domingo.
P.S.
Não me provoque que eu acabo publicando uma foto também!
Mas, sou tímida. hehehehehehe
…
Ô bonita!
Vai lá vai. Coloca os “peitinhos” no blog também!!!
Eu, do jeito que ando, daqui a pouco vou ter que fotografar a orelha para colocar aqui, porque o resto já foi..rs….
e vc, tímida??? hã hã….. sei…… rs…
beijosssssssssssssssssss amada!
E que bunda, heim? A Simoninha tava com tudo, nem Sartre nem sátiro (foi mal, rs) pra dar conta de um avião fogoso desses.
Agora, dona K, com todo o respeito: a foto foi tão “produzida” quanto qualquer ensaio fotográfico de nus, só não tinha photoshop. Luz perfeita, pose milimétrica, sapatos de salto para destacar as protuberâncias…
O que me permite inverter a questão proposta. Quer me parecer que desde os “anos dourados” já se fazia uso explícito do marketing para vender qualquer coisa, inclusive em termos pessoais.
Concordo em gênero, número e grau com sua leitora Lys, as mulheres gastam tanto tempo com a “nova escravidão”, que pouco sobra para usufruirem das liberdades conquistadas. Mas sou homem, tenho pouca autoridade para pitacar.
Uma intelectual do porte de madam Beauvoir acho muito improvável que apareça. Gostosa como ela então…
Não carece, querida. São de muito bom tamanho, naturais, firmes e muito bonitos.
…
Gatésimo RM,
Me responda uma coisa: aquele seu ensaio super sensual no blog da Mara teve produção??? Confessa!!! E, aquele olhar super, super, super???? rs rs rs
Sobre o Sartre, esse aí só gostava mesmo da conquista (para provar que podia) porque ele ficou historicamente famoso por ser mau amante. Que, aliás, até evitava o sexo. Ele não aguentava o avião da Simone (que muitos consideram horrososa!!) e mulher nenhuma. Ele tinha um problema: insegurança. Por ser “feio” de dar dó, sua performance ficou comprometida por medo. E, veja, as mulheres corriam aos baldes atrás dele, ainda que esteticamente “feio”.
Sobre a foto da Simone ser produzida, não sei não… Tenho minhas dúvidas. Pelos livros que li dela e sobre ela, nessa época ela estava em plena crise com seu próprio corpo. Na época, estava no início do seu relacionamento com Nelson Algren e retomando sua vida sexual e novamente se “reconhecendo” como fêmea. Justamente aos 44 anos de idade, quando a foto foi tirada, segundo sua biografia, ela estava convencida que fora “relegada à terra das sombras”. E, disse por si mesma, por dignidade: “Odeio a idéia de idosas com corpos idosos agarrando-se ao amor”. No livro, O Segundo Sexo, ela disse que a tragédia era que as mulheres deixavam de ser sexualmente desejáveis muito antes de perderem o desejo sexual. Nem bem atingiam o pleno desenvolvimento erótico e, já observavam os primeiros sinais da idade no espelho. “Muito antes de uma mutilação eventual, a mulher é perseguida pelo pavor de envelhecer”.
A própria foto só foi amplamente divulgada por volta do ano 2000 (se não me engano). Na verdade, foi “redescoberta” depois de que seus negativos foram resgatados depois de uma enchente, ou coisa parecida, na casa do fotógrafo. Segundo o próprio, a imagem não tinha sido divulgada antes porque tinha “pouco valor de mercado”. Por isso, acho pouco provável que tenha tido algum objetivo político ou de promoção. Ele, que ainda está vivo, disse que se arrepende profundamente de ter recusado os convites do casal Algren e Beauvoir para outros fins de semana, já que poderiam ter fotografado não só Simone mais vezes nua, como o próprio Nelson…
Outra coisa, não se esqueça que ela estava num “banheiro” emprestado. E, não estava hospedada lá. Por certo, não deveria ter levado “chinelinhos”. Eu, certamente se estivesse tomando banho num banheiro masculino emprestado, teria também usado os saltos altos (se fosse o único sapato)… principalmente no banheiro de um “moço”. Homens são famosos por errarem a mira no vaso sanitário..rs.rs.rs.rs…
Se a foto realmente não foi “roubada” talvez ela estivesse querendo recuperar sua própria imagem, como mulher feminina….
enfim, um mistério meu caro.
afe, isso virou outro post! rs….
beijosssssssssssssssssssssss
Olá, K:
Tóc-tóc-tóc. Ô de casa! Posso entrar?
Vim te visitar, retribuindo a sua visita de ontem.
Respondi ao seu comment lá.
Gostei de tudo o que li — uns três ou quatro posts, inclusive aquele em que assume corajosamente a sua bissexualidade. Fui direto nele para entender melhor o seu comentário sobre a maravilhosésima Carla Bruni.
Seus argumentos são interessantes, só que acho suas incursões e recaídas lésbicas — sem ter nenhum preconceito contra, cada um a faz o que quer e o que dá prazer –, mas no seu caso, um desperdício de tesão… Ainda mais depois de ter visto as suas fotos no “Adeus à Bunda” e nesse post atual…
Você é muito gata…
Agora, falando sério. O convite do RM para a moqueca capixaba aqui em casa está valendo. Só não está marcada a data ainda, porque me mudei recentemente e o apê ainda não está montado como precisa. E as minhas panelas de barro também ainda não chegaram. Elas são indispensáveis para uma moqueca perfeita.
Quanto ao tema específico gostaria de registrar apenas que também vejo com naturalidade o uso do photoshop para corrigir pequenas imperfeições no corpo das modelos por parte dos editores das revistas. A estética tem que prevalecer sobre o naturalismo, nesse caso. Penso que a própria Simone de Beauvoir, com todo o seu feminismo, aprovaria. Para ela, também, a estética vinha em primeiro lugar.
No caso das revistas, há muita grana envolvida. E acho que toda mulher que aceita posar nua está certa. Ainda mais quando estão em jogo muitas centenas de milhares de reais. Só o cachê da Mônica Veloso teria sido de 400 mil reais, mais um real por revista vendida. O que pode chegar a um milhão de reais. Dá para recusar? Eu ainda não fui apresentado a uma que estivesse em condições de posar nua e recusasse por convicção íntima. Talvez haja dois casos no Brasil: a Angélica e a Sandy. Elas devem estar esperando as ofertas de cachê serem aumentadas. Ou, então, se libertarem dos seus repressores mais próximos… rs rs rs
Abração, K.
MR
17/2 - 9:41
…
Ô MR!!!
Moço, entre, puxe a cadeira, pegue uma xícara de café (ou uma taça de vinho) e fique à vontade para a prosa!
Sobre as “recaídas” lésbicas (adorei isso..rs.rs..rs..), ou minha bissexualidade, não tem desperdício nenhum. Sou plenamente apaixonada por dois moços (em diferentes aspectos), e essa questão só acrescenta uma “pimenta”, como diz a minha querida amiga B., do blog A Vida Secreta.
E, falando nisso, como diz meu namorado eu não sou bissexual coisa nenhuma porque embora me interesse sexualmente por algumas moças (e poucas, diga-se de passagem, e provavelmente bem mais por suas mentes do que por seus corpos), não consigo estabelecer vínculos amorosos com alguém do mesmo sexo. Será? Ave… depois que demorei anos para aceitar minha dupla preferência, vem um e entorta tudo de novo..rs…. mas, isso é tema para outro post!
Sobre a moqueca… estamos esperando…rs.. eu e o Alien que mora no meu estômago: http://incompletudes.wordpress.com/2007/11/10/o-por-que-da-ausencia-no-msn/
rs rs rs
beijo,
Não faz isso comigo, moça! Cê sabe que eu sou tarado por peitos e me coloca uma foto dessas. Ai, ai…
Ah é, ia comentar o assunto “principal” do post. Concordo com você. Mesmo ficando mais excitado com fotos das revistas femininas (tipo Marie Claire), acho que essa ditadura da aparência muitas vezes se torna obsessiva e irreal. O que chega até a fazer mal para a maioria das mulheres, que ainda não aceitaram a beleza que tem.
Beijos nesses peitos lindos…
…
Bob, meu fiel mantenedor de minha auto-estima..rs..
muito agradecida pelas “bitocas” nos “peitinhos”..rs..rs…
agradecemos a preferência…
e, olha, eu nem sabia que sua tara era essa! rs rs
beijos querido.
Aprender a lidar com as próprias imperfeições e tirar proveito das mesmas… não é pra qualquer uma! Mas as bem resolvidas, que curtem seu ´próprio corpo conseguem passar isso a todos, e dessa forma os “olheiros” as enxergam como mulheres “interessantes”.
Não há que se fazer força pra ser sensual. A naturalidade e entendimento do poder de sedução (com imperfeições ou não) faz de certas mulheres únicas e poderosas diante do universo masculino (e feminino também).
Sou da opinião que mulheres de “atitude” sempre chamam atenção, com ou sem celulite (o que é quase impossível..rs), peitos grandes ou pequenos, bundas adolescentes ou mais avantajadas…
bjo
Mara
PS.: Putz K, coragem é pouco pra vc né não??? rs
Sou mulher mas não sou idiota nem hipócrita! O que vc descreve como “pequenos” está de bom tamanho e na mais perfeita ordem (trocadilho cruel esse..rss)
….
Mara, amada
Você tem razão. Mulheres de atitude chamam a atenção. Você que o diga não é mesmo? Depois do clone do RM no shopping, do Joaosinho Trinta, agora foi atacada pelo Rincon????? Deus te conserve!!! (como diria minha avó..rs).
Sobre a coragem… estou achando que andei lustrando demais minha cara de “pau”..rs..rs… E pau é pau mesmo hein, de madeira….rs..rs..
pronto, fiz um trocadilho pior que o seu! rs rs rs (que de ruim não teve nada!)
beijosssssssssssss.rs..
Concordo com o RM.
E não só quanto à beleza da bunda; acrescentaria as coxas, costas e braços.
E também acho que a foto foi produzida, pois a luz está muito boa, e considero bastante incomum uma mulher sair do banho usando um sapato de salto tão alto.
Se é que ela tomou banho mesmo, porque os franceses não são muito adeptos (pardon, une petite boutade).
Mas também acho que, independente da dose de adorável vaidade feminina de Madame Simone, uma intelectual famosa tirar uma foto nua (e erótica) no início da década de 50 tinha um significado político.
Foi uma atitude radical e incomensuravelmente diferente de hoje, quando existe uma banalização e comercialização da sexualidade e da sensualidade. Em 1950, ela não poderia ser capa do “Le Nouvel Observateur”.
Lembremo-nos de que Wilhelm Reich morreu na cadeia em 1957.
A K mostrou seus delicados peitinhos nesse post, em 2008.
Como seria fazer isso em 1950 ?
Acho que ver a foto imaginando 1950 a torna mais …. mais…. mais … mais um monte de coisas interessantes ou saborosas.
…
JR!
me imaginei agora vivendo em Paris, na década de 50 (depois da guerra, of course..rs), estudando na Sorbonne e escrevendo na “Les Temps Modernes”, tendo Sartre como editor chefe e Simone no comitê editorial!!!
PRONTO:
já voltei para à terra e parei de sonhar. rs
beijos querido!!!
[...] Bundas, Peitos, Photoshop e o Feminismo [...]
Adorei o texto.
E o que são peitos e bundas, comparadas a um bom charme, aquele campo que envolve certas pessoas, mesmo que não sigam padrões de beleza, afinal?
E claro que adorei as fotos. Mostram e escondem, como aquele jogo de olhares no começo das paqueras, mostrando apenas parte do paraíso que espera ser descoberto.
Vc mesma tirou as fotos?
…
Emílio,
sim, fui eu que tirei as fotos. Infelizmente.
Mas, é melhor do que cair no Pornotube..rs..
beijos! Obrigado pela visita!
Os valores estão difíceis de ficarem em um patamar linear. Não sei dizer se ela teria gostado ou não de terem “mexido” na foto.
A nudez parece ter se tornado um trabalho, é, ganha-se muito dinheiro com isso. Esse papo de nu artístico é conversa pra boiada inteira dormir; e vai da escolha de cada uma.
A escravidão da beleza é uma tristeza, e esse negócio de se preocupar com celulite e estria é coisa de mulher. Os homens não olham pra uma mulher como outra mulher olha! Homem olha o conjunto feminino.
Agora, depende muito da personalidade de cada um. A mídia lança o perfeito e todo mundo sabe que não existe, no fundo sabe. Escravizar-se é uma escolha.
Valorizar, expor, conter, ditadura, imposição, mostrar: tudo se resume numa escolha!
Esse negócio é polêmico!!! rsrsrs
bjs, andrea
…
Andrea!
Eu acredito no nú artístico, mas à la Gustave Courbet, na pintura “A origem do Mundo”, que tive o prazer de ver no Museu D’orsay, em Paris.
http://blog.uncovering.org/archives/2008/01/a_origem_do_mun.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/L‘Origine_du_monde
Cá entre nós, esse estilo de “nu artístico”, feito lá em 1866, não se enquadra muito em nossos nossos padrões atuais né…rs…
como diria um amigo meu: faltou uma depiladinha…rs..rs..rs..
mas esses franceses sempre surpreendem e chocam! rs Por isso, os amo tanto!
o tema é polêmico sim e como você bem disse não dá para ficar escrava da beleza.
Até porque se eu fosse me importar com celulite e estria nunca mais ficaria nua na vida..rs…
beijos
De repente Pagu da Rita Lee combinaria bastante como trilha sonora…
♪ Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão
Hi! Hi!…
Eu sou pau prá toda obra
Deus dá asas à minha cobra
Hum! Hum!
Minha força não é bruta
Não sou freira
Nem sou puta…
Porque nem!
Toda feiticeira é corcunda
Nem!
Toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem
Nem!
Toda feiticeira é corcunda
Nem!
Toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Eu sou mais macho
Que muito homem…
Ratatá! Ratatá! Ratatá!
Parapá! Parapá!
Hum! Hum!…
Sou rainha do meu tanque
Sou Pagu indignada no palanque
Hi! Hi!
Fama de porra louca
Tudo bem!
Minha mãe
É Maria Ninguém
Hi! Hi! Eh! Eh!…
Não sou atriz
Modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima
Porque nem!
Toda feiticeira é corcunda
Nem!
Toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Eu sou mais macho
Que muito homem…
Nem!
Toda feiticeira é corcunda
Nem!
Toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem…
Ratatá! Ratatatá
Hiii! Ratatá
Parapá! Parapá!… ♪
….
Poetriz
Rita Lee foi outra que causou não é mesmo?
a música combina mesmo com o post!
beijosss
hoje o pessoal se superou; post excelente(isso não é novidade rs), comentários idem. por isso venho sempre. gostei do comentário da Outra (#2) … é bem por aí mesmo, eu pelo menos considero o conjunto. e aprendendo, me divertindo e excitando a alma quando encontro uma mulher-lego, rs … daquelas que tem peças e peças e a cada período pode formar-se em uma “nova”, agregando camadas. as vezes complica, mas é assim mesmo. rs
houve uma mulher que fez parte de minha história que era realmente uma delícia, por dentro e por fora. mas lembro até hoje … como descrever ? Tesão acho que cabe, com o sentido mais amplo que possa se empregar a palavra, da minha sensação ao me deparar enquanto passeava pelo corpo dela, com suas estrias deixadas pela gravidez do primeiro filho …
mesmo com o corpo nos trinques- e a mente não menos- a marca ficou… e além das reações diretas, o meu pensamento aquele dia jamais será esquecido .. com tesão, alegria e medo … ” puta que pariu!!! … uma mulher de verdade!!! ”
…
Thiago, querido
que bom ler isso!!! rs
homens com tesão por “mulheres de verdade”. Com ou sem estrias.
Isso só mostra o “sujeito e predicado” que você é…
(mais um trocadilho horroroso..rs..rs.)
mas, você entendeu não é mesmo..rs..
beijossss!!!
Pena que eu não consegui achar a foto da capa grande para comparar direito, pelo que eu vi eles clarearam a foto, mas não dá para ver se as lindas curvas dela foram mudadas.
Se mudaram foi burrice da imprensa mesmo, pois para mim ela tava com tudo em cima!
Abraços
…
Oi Marco!
Infelizmente em digital só tenho a primeira imagem mesmo que está no blog.
Tenho também em papel. No livro sobre a vida dela. Se quiser (muito) posso escanear pra você depois.
De qualquer forma, mexeram sim… bastante com a imagem.
Enfim, se é para ficar mais “publicável”, que assim seja não é…
Eu, aos 44 anos com aquela bunda darei saltos de alegria e outras coisas também..rs..rs.rs
beijos e obrigado pelo comentário!
errata:
confundi, rs … estava com o blog dela, A Outra, aberto em outra janela. o comentário que quis cintar é o 10, da Andrea.
Bom Domingo.
…
Bebeu hoje foi???? rs
cintar = apertar, para consolidar.
Isso me lembra os peitos da Hermione que foram aumentados com Photoshop no cartaz do quinto filme de Harry Potter
…
Oi bonitinha,
ué, Harry Potter não é filme para o público infantil?
para que retocaram os peitos da moça, então???
esse mundo ando mesmo estranho…
beijosssssssssssssssssssssss
K, ótimo post e o comentário do Thiago matou a pau. Amei!!!
Beijos
…
Oi Lu, amada e oficialmente adotada
Obrigado!!! O Thiago realmente se superou!!!
beijo, beijo, beijo….
pegou um gancho fantástico. feministas tem idéias herméticas e não entendem que cada um tem sua opinião sobre o que é igualdade e liberdade. Com ou sem photoshop ela tinha um bundão….
sobre o resto silencio
…
Ricardo,
de acordo, com o pensamento hermético e o bundão.
menos com o silêncio..rs…
Pourquoi, mon chéri???!!!!!
beijos
Amigos,
obrigado pelos comentários tão produtivos!!! Vocês estão inspirados! Vou responder abaixo do próprio comentário de cada um porque esse tema merece e eu estou com tempo..rs…
beijossssss!
Querida, rendo-me sim: mais que satisfatórias e muito plausíveis as explicações que deu. Agradeço também a verdadeira aula sobre a vida desse fantástico casal, que escreveu algumas páginas da filosofia, sociologia e psicologia modernas.
De quebra ainda me fez lembrar da literatura francesa do século XIX, com “A Mulher de Quarenta Anos” (Charles Bernard) e o próprio Balzac, de novo, em “A mulher de Sessenta Anos”.
Retribuo o beijo, carinhosamente.
…
Gatésimo,
tenho que ler Balzac…
beijo, boa semana!
bebi não, rs … vai ver foi isso. rs
bj.
Muito, muito, muito bom o texto!
Falaste num assunto um tão quanto delicado de uma maneira excelente.
Eu penso a mesma coisa sobre esse padrão de beleza. A mulher tornou-se escrava de tal. Por isso admiro as que têm personalidade própria, felizes com o próprio corpo e que não querem ficar se mascarando para serem notadas - impressão essa que tu passaste com esse texto. O primeiro texto que escrevi no meu blog do wordpress falava mais ou menos sobre isso, de como as mulheres têm seu charme próprio, sem apelar.
Quanto a foto, estudei em uma ou outra disciplina da faculdade. Certo que acabaremos discutindo isso de novo…
Enfim, baita texto. Vou colocar o link do teu blog no meu.
beijão, boa semana
…
Oi Tiago,
vou lá, depois, ler seu texto!
Esse assunto é realmente interessante e inesgotável..
obrigado pela leitura e pelo link
beijos, boa semana.
K… ralho!
Post nota mil, concordo do início ao fim. E pensar que cada vez que eu passo em frente à banca da esquina onde moro e vejo aquelas barrigas chapadas, almoço um pé de alface e pronto. Isso deveria se chamar poluição visual!
Parabéns pelo ensaio, garota corajosa. Seus seios são lindo pq são reais!
Bjo,
Gi
…
Gi, queria tanto comer um boi inteiro..rs.. e não um pé de alface!!! rs rs rs
beijosssssssssssssssssssssssssss danada!
E que bunda, heim? A Simoninha tava com tudo, nem Sartre nem sátiro (foi mal, rs) pra dar conta de um avião fogoso desses.
Isso que eu ia comentar. Essa foto mudou a imagem de baranga que eu tinha de Simone. Ela era absolutamente “pegável”.
feministas tem idéias herméticas e não entendem que cada um tem sua opinião sobre o que é igualdade e liberdade.
Sobre a questão da relação do feminismo com a nudez feminina e com toda a idéia do corpo feminino como um objeto desejável, eu concordo que há uma tendência para um moralismo besta por parte de feminista. Concordo com “feministas sociais” que existem padrões sociais e valores patriarcais que podem ser vistos como uma estrutura de dominação, mesmo em relações voluntárias.
Só que esse é o tipo de coisa depende exclusivamente do juízo pessoal. E não há como impor juízos pessoais sem autoritarismo.
Eu simpatizo muito mais com a atitude da primeira onda de feminista, como as feministas associadas à revista Lucifer e ao movimento free love do século XIX. O foco principal eram nas desigualdades mantidas pela legislação. A tendência individualista desse pessoal impedia que eles dessem o passo errado, IMHO, de querer impor positivamente seus valores anti-patriarcais.
Sem contar que para mim o feminismo social muitas vezes é simplesmente ridículo (ex: pornografia e casamento são formas de dominação per se).
Simpatizo com feministas individualistas como Wendy McElroy, que defende, por exemplo, o direito à pornografia:
http://www.spectacle.org/1195/mcelroy.html
Ops, só corrigindo uma coisa. Acabei colando um link para uma crítica do texto de Wendy McElroy que eu queria. Aqui tá o link certo:
http://www.wendymcelroy.com/xxx/
Anyway, mas a crítica é interessante também =P
…
Oi Luiz!
seja bem-vindo.
vou dar uma olhada depois nos links, com calma.
obrigado! beijo.
muito bem!!! K” …nada mais vai me surpreender neste blog, arrasou hein moça!!!! beijos lúcia
…
Lúcia!!! minha fiel leitora desde os primórdios….
espero não tê-la assustado!!!! Não foi a intenção! rs..
não quero ninguém tendo que pagar analista por minha culpa! rs (ou não..rs)
beijos querida, boa semana!
Minha primeira vez por este sítio. Gostei muito do post, não há muito o que acrescentar.
Apenas que não gosto de padrões e acredite, isso não é da boca pra fora. Acho que todas as mulheres (na realidade, todas as pessoas) tem uma beleza única, até a feiúra chega a ser uma beleza única.
Quanto a ditadura da beleza imposta, resta às mulheres a escolha: se submeter ou não. Tudo tem um preço, paga que quer, que pode e quem tem ousadia para ser livre do que incomoda. Porque quem reclama, dificilmente vai pagar as suas contas, não é?
No mais… parabéns pelo blog e.. conselho de quem mexe há anos com retoque de pessoas com o Photoshop… não existe “corpo de mulher perfeito” - ainda bem.
…
Oi Tarsis!
seja bem-vindo. Vou visitar sua casa também.
Concordo contigo, todo mundo tem sua graça. Seja lá onde for..rs..
beijo grande. Boa semana!
Mandei outro hoje. “Bundas, Peitos e tal” também fez sucesso.. E nem poderia ser diferente, tanto pelo texto como pelas fotos.
Que você é meio desnaturada eu sei, mas não sou de cobranças… rsrs Será bem vinda quando puder aparecer.
bjo bjo bjo
…
Marcelo,
já é uma evolução né? Você só está me achando “meio” desnaturada..rs…rs…..
acho que até fiquei feliz com isso..rs…..
mandei um email para o suporte do hotmail. Ainda não consigo responder ninguém. A mensagem envia mas volta.
vai saber. Ultimamente não estou me relacionando bem com a tecnologia. Vide episódio notebook.
De qualquer forma, pode cobrar. Cobrando eu ainda sou relapsa, imagina se vc me larga de vez?
Você é meu mentor..rs.. não pode me largar náo! r
rs rs rs
beijo, boa semana!
Estou vendo que não sou só eu que fico com as partes pudendas das pessoas na cabeça e com gigantescos posts. Muito bem! Se nos juntarmos, talvez consigamos fazer um apanhadinho disso tudo e dividir entre nós dois. O que você acha? Eu estou precisando de um corpo inteiro e mais alguma coisa! Em termos de instrução, o seu post não fica atrás. Mas, convenhamos, o que nós realmente queremos é a educação pela pedra, e não essa, que nós estamos aqui a cozinhar galos e galinhas e ficamos a morrer de fome, no final das contas, porque as palavras não nos saciam como o fazem as instruções dos amantes. Beijo! (está linkada, quer dizer, adicionada, porque acho horrível “linkada”. A não ser que você goste, linkada a mim me parece mais, não sei porque, algo como “açoitada”, no contexto da mulher das cavernas que o macho lhe dá com o tacape na cabeça e a arrasta para consumar o ato. Credo! a gente escreve tanta coisa que fica meio zonzo!)
…
Redneck
Não falo mais com você! rs Nem visito mais seu blog.
Tive pesadelos essa noite por sua causa…rs…. aquele post realmente foi instrutivo.
E traumatizante. Especialmente os exercícios constrangedores..rs.rs.rs…. e os depoimentos!!! rs rs rs
brincadeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaa….
beijos, boa semana pra vc.
e estou pensando sobre nosso “puxadinho”..rs
Esse post fez sucesso… como eu sou apenas + um fã seu… e humilde… só queria dizer q tenho saudades de vc… muita mesmo…. com tanto sucesso assim… nem vai me ver aqui….
…
F.luiz
Mais um fã? humilde?
Pára com isso. Você me conhece pelo avesso.
Se há uma pessoa nessa vida que sabe como sou, e ainda assim me tolera, esse alguém é você.
Largue de ser bobo. Estou vendo que devo continuar te protegendo de mim…. rs
Você sabe.
Eu não sou boa companhia para você. Nunca fui.
Sempre estrago tudo. Não posso abusar mais, senão um dia eu consigo fazer com que você me odeie.
Você continua e continuará sendo sempre meu colo eterno. Que confio e amo. Te enxergaria a léguas de distância.
Quando estivermos com 70 anos (lembra, está combinado!), vamos nos casar e morrer juntos.
quem sabe já serei uma pessoa melhor? Digna para você.
beijos, não os do passado (por que você é um homem sério..rs..), mas beijo carinhoso - que também sei dar.
A Lys pediu para eu vir ler teu post, e ca’ estou.
Menina, eles editaram a foto? Com certeza ela deu piruetas no caixao qdo ficou sabendo.
Bjs
Meire
…
Meire!
Pois é, editaram e muito a foto.
Essa foi a imagem que tive! que ela estava dando piruetas no caixão…rs…
seja bem-vinda.
beijo e obrigado pela visita!
(PS: A Lys é uma querida mesmo!)
Olá Querida K.
Um post muito bom… Tão nos comentários e resoistas aios comentários como no próprio texto…
Aprendi mais sobre minha conterrânea Simone que nunca soube… Bom, verdade é que se tinha que saber sobre todos os escritores de França e de Navarre, uma vida não seria suficiente. Agora, é também verdade que não foquei meu aprendizagem literário sobre os aspectos sensuais dos autores…
Agora… Não quero parecer, digamos, “blasé”, mas bom, na foto da Simone, retocada ou não, é uma simples mulher… nada excepcional… Já vi brasileiras mais atraentes… Até vejo uma, todo santo dia, na minha casa… risos… Eu até daria uma franca preferência para a dona do blog… que também apresenta uma cultura digna de interesse, além de formas línguisticas harmoniosas… Risos.
Beijocas,
Matt.
PS: Não vou comentar em francês a cada vez, senão você vai cansar
…
Matt,
cansar do francês? díficil…rs…
Deixa essa “orelha de burro” aprender logo essa lingua que amo para te responder com dignidade..rs…
sobre a Simone, realmente uma mulher lindamente comum.
sobe a dona do blog, é tudo ilusão de ótica..rs..
beijos querido! boa semana pra vc.
Ai, K, que lindinhos! Prefiro assim pequininhos, mmmm!
…
Ahhh apareceu!!!! rs…
já estava mandando flores para o Priorado.. achando que você tinha ido fazer companhia à Sartre!
melhorou???????
um beijo, boa semana e obrigado pela preferência. Nós agradecemos..rs…
Bom, Simone, ainda que intelectual e feminista era uma MULHER. Não sabemos de suas intimidades, mas com certeza gostava de se expor aos homens. Tanto que não objetou quanto ao click da fotografia. Sabia que estava sendo fotografada (ela não era burra!). Já o photoshop é uma ferramenta moderna, que ela não conheceu. Mas quem garante que na mente de uma mulher tão avançada para seu tempo, ela não gostaria que retocassem sua foto?
Beijo
…
Oi G.,
Como costumo dizer, os franceses surpreendem sempre… e, não estranharia se ela aprovasse. De qualquer modo, ela não era chegada nem a maquiagem, então, se formos pensar nessa lógica estranharia os retoques digitais! mas, vai saber né.
beijooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Simone era uma alma livre num tempo ainda muito repressor…não que hj exista de fato liberdade…existe apenas um ‘mercado’ de liberdade…vende-se liberdade em um tênis rebelde, em uma revista de nú, em uma viagem ao Tibet….
Liberdade deixou de nascer dentro e começou a ser importada do lado de fora de nós mesmos.
Bjs e parabéns pelo Incompletudes…descobri ao acaso e ’so far so good!’
….
Olá!
obrigado pela visita e que bom que os acasos existem!!
Ah, mulheres… reais.
lindamente naturais.
Como disse meu quase ‘xará’, mulheres de verdade.
Lembro-me bem de uma assim:
não tem peitos pequenos, mas na medida certa da diversão…
Não tem bunda grande, e sim o amortecimento perfeito aos impactos.
Não tem celulite, mas locais apropriados para eu cravar meus dedos e puxar seu corpo de encontro ao meu.
Nem tem estrias, mas marcas indicativas do caminho que me leva muito além, muito além.
ai, ai, aquela branquela…
…
Tiago!
adorei as explicações!!! rs rs rs
todas MUITO justas..rs…
beijo querido! boa semana!
Oláa… adorei o texto e estou de acordo!
Ser vaidosa não é ser escrava d aperfeição!!
Não precisamos mudar a sociedade… temos que primeiro nos aceitar!
Eu tbm tive q aceitar algumas coisas… a duras penas… e até ficaram mais bonitas agora… rsrs!
Beijus =*
….
oi Nine!
seja bem-vinda!
concordo contigo. Nossas transformações internas são sempre bem mais difíceis.
Tem gente que é capaz de mudar o mundo, mas não consegue mudar a si próprio.
e quem pode condenar, não é mesmo?
beijo grande! obrigado pela visita e pelo comentário!
Para o dono do comentário 37, um noivo muito do ’saliente’: te beijo ou te mato? beeeeeeeeeeijo.
Adorei o post, K. Ele já era seu fã. Eu, a cada dia fco mais tb.
Bjos!
….
Ai meu Deus do céu!!! rs
Jana o seu noivo é o Tiaguetes??? rs rs rs
vou ter que começar a dar apelido aos tiagos (antes que começem os foras..rs), tenho três ou quatro leitores “Tiagos”, com h e sem h..rs..
Mas não briga com ele não!!! rs Encha-o de beijinhos!
Eu adorei a definição!!! rs rs rs
obrigado pela visita!!!
beijo grande!
eu adorei o seu blog também!
caraca, muito perfeito esse blog, na moral!
ja está nos meus favoritos, com certeza!
nossa, muito bom mesmo!
me add aqui também!
um abraço!
http://www.felipebreia.wordpress.com
…
Oi Felipe!
Ainda que exagerado..rs… agradeço o “perfeito”..
muito obrigado também pela visita! E, com certeza, vou passar na sua “home”.
beijo grande!!!
Penso que os padrões de beleza sempre vão existir e sempre existiram. Em diferentes culturas, em diferentes épocas e em diferentes sociedades. O padrão que vivo e conheço é esse mesmo de plástico que você descreveu, mas é só mais uma onda passageira como foram todas as outras. Só mais uma forma de ter poder explorando as características que nos fazem humanos. Acredito que estamos vivendo um período de transição, onde peitos, bundas, pintos, cabelos, lindos olhos, corpos sarados e etc são extremamente valorizados e apreciados principalmente por nosso lado mais primitivo. Talvez a banalização de tudo isso nos leve a algum lugar completamente estranho e novo do ponto de vista sexual.
Gosto de ter instintos primitivos, e no sexo eles aparecem tão instantaneamente, tão naturalmente e se mistura a tantas outras emoções e pensamentos que tornam tudo tão simples e tão complexo.
….
Instintos Primitivos? hummm.. gostei disso! rs.rs.rs. pode explicar melhor?
beijo Victor!
Gosto de usar esse termo INSTINTOS PRIMITIVOS desde que ironicamente foi usado na cpi do mensalão. Acho engraçado.
Explicando melhor, dentro desse contexto, são aquelas coisas que nunca ninguém nos ensinou e mesmo assim sabemos fazer.
…
Explicado!
beijos
Bom, acho que está explicado o por quê vc foi banida na Turquia…rsrsrs
Bom, agora estou no Brasil e posso ler seu blog…ufaaa….
bjosss, LuRussa
Como dizer algo à altura do post e que ainda não tenha sido dita?
Simone merece o máximo respeito de todos nós. Ainda hoje poucas pessoas (e nem digo mulheres teriam a coragem que ela teve).
Sob o risco de me considerarem machista vou fazer uma pequena análise do feminismo.
O que é ser mulher hoje em dia? Como observador externo que altera o observado com seus olhos digo que algo frustrante.
As suffragetes tentaram, tentaram, mas só depois da guerra, quando seu papel como mão de obra não podia ser negada ela puderam votar. Assim como a India não foi libertada por Ghandi, mas porque a Inglaterra descolonizou a Ásia, as mulheres não conquistaram a liberdade por causa de suas lutas, mas porque o mercado assim exigiu.
As conquistas feministas estão em outro âmbito. Delegacias da mulher por exemplo.
O direito da mulher sobre seu corpo é um dos assuntos mais chatos de debater. Isso porque as conclusões a que tenho que chegar são tristes.
ao invés da mulher ganhar liberdade, perde cada dia mais, mas não só ela. Folheie uma revista Man’s Health. É a Nova (cosmopolitan) para homens.
Beleza é algo subjetivo valorado pelo cérebro. E quanto mais gostamos de uma pessoa mais achamos a mesma bonita (o Cérebro apaga as imperfeições da outra pessoa).
Mas no mundo das aparências, na sociedade do espetáculo cada vez mais se sucumbe.
Esse problema não é apenas das mulheres é dos dias de hoje.
Com Simone poderíamos aprender a coragem de sermos seres sexuais com o corpo dos quarenta ou cinquenta, ou mais
com Simone poderíamos aprender a coraçem de construir uma relação com base no acordo mútuo e consciente do que um espera do outro (e no dela com Sartre nunca nenhum esperou fidelidade, por exemplo, mas isso não os impediu de ficar juntos do colegial à morte)
Com Simone poderíamos aprender a nos libertar dos tabus sociais e dos limites artificiais impostos ao ser humano para escolher, nós mesmo até onde leva a liberdade que queremos.
Mas nós ficamos cada qual ao seu canto lendo Nova ou Mern’s health.
PS: PROVOCAÇÃO:
Já que boa parte das mulheres aprova o fenômeno metrosexual pensem nos homens metrosexuais como vítimas da sociedade das aparências e começamos a entender as coisas.
Não costumo ver mulheres reclamando dos metrosexuais nem homesn reclamando da ditadura da beleza.
A verdade é que o ser humano é uma coisinha ilógica e egoísta que não leva seus raciocínios lógicos até os últimos limites. (essa idéia é de Bertrand Russel, mas me apodero dela aqui)
Oi, K. Descobri recentemente seu blogue e virei fã. Mas só agora, talvez um pouco tardiamente -o post, afinal, é da semana passada-, me animo a comentar aqui.
Adorei a bunda da Simone.
Já tinha visto a foto quando ela veio à tona, faz uns poucos anos. Tenho uma ou outra restrição às idéias -e, sobretudo, ao tipo de engajamento político- do casal Simone & Sartre, mas também acredito que ela teria se importado muito mais com o Photoshop do que com a nudez em si. “Photoshopagem” me irrita muito, porque apaga essas imperfeições que são os sinais de humanidade no corpo de todos nós e faz com que viremos, ou pareçamos, seres de plástico. E isso, francamente, é bem broxante. Você captou perfeitamente o que penso no seguinte trecho: “Os homens (…
cada vez menos gostam e respeitam as ‘barbies’. No fundo, somos nós que estamos impondo e acatando esse padrão de beleza”.
Eu não quero barbies, quero mulheres de verdade. Não há nada mais excitante do que a “girl next door” -mas é fundamental que ela não se resuma a ser uma bela bunda.
Inteligência é sexy. Estou certo de que você concorda, até porque esse atributo não lhe falta.
De resto, subscrevo o que você diz sobre a nudez. Ah! Também adorei vê-la “brincar de Simone”, mas e a sua bunda “existencialisticamente” descoberta, cadê? Hehehe.
(Escrevi demais, né? Bem, virei mais vezes. Um beijo.)
Que dizer?Perfeito. Dificilmente consigo ver uma mulher uma opinião tão bem definida e tão boa sobre esse assunto, alias hj em dia é difícil se ver opiniões descentes sobre isso. As mulheres em sua maioria são radicais de mais ou de menos e os homens em geral continuam dementes e ambos me decepcionam mais e mais.Então devo dizer que admiro vc por ter coragem de se expressar, por se expressar tão bem e por ter uma opinião tão boa, sem esquecer de elogiar tb seu belos seios.;)Então parabéns.
[...] dedicou a semana a mulher e publicou posts sobre dois temas importantissimos para o feminismo. O primeiro sobre a ditadura imposta pela industria da beleza e depois um outro post tratandoo delicado tema da [...]
Retocar no photoshop a foto de uma feminista. HAHHAHAH
É rir pra não chorar mesmo, tá loco, eu quase fiquei excitado com a foto retocada, quando vi a original só achei bonita.
Isso é distorção da realidade virtual, não é jorbnalismo e se não é pros cara ficar admirando ou tocando bronha, qual seria o propósito disto?
Achei bonita a arte, a naturalidade e quanto ao corpo sabemos que as mulheres de hoje tem muito mais recursos ainda mais seria ridículo ver uma feminista já de idade com corpinho de guriazinha.
Aliás falando em corpinho, que lindeza!
É meu papel d parede agora!
Esquece o q disse aí em cima apaga aí, valeu?, confundi as fotos a natural é muito mais gostosa, eles diminuiram para não ficar tão excitante a naturalidade. E é claro realmente adaptar ao padrão moderno como vocÊ disse.
AHH! Eu sou burrro! É que a comparação lado a lado tá diferente da sozinha no tamanho menor.
Esse é o mundo real.
AHH!
Bahh!
Er…
Onde tem mais foto sua?
Ah! Também gostei do Post! Hehehe!
não gostei????????